Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Para que serve a norma ISO 50.001 e qual sua importância?

Geração de Energia

Empresas reconhecidas mundialmente por operarem com eficiência energética conquistaram esse reconhecimento a partir da implementação de processos e normas, como a ISO 50.001. Organizações que têm essa certificação conseguem implantar Sistemas de Gerenciamento de Energia de acordo com as diretrizes estipuladas pela norma.

Entre os benefícios de adotar um Sistema de Gerenciamento de Energia estão a redução no uso de recursos de energia, a promoção da sustentabilidade e a diminuição de custos, por exemplo.

O que é a certificação ISO 50.001?

A ISO 50.001 é uma norma de Gestão e Energia, mundialmente reconhecida, responsável por estabelecer um sistema para promover a eficiência energética nas indústrias, instalações comerciais e organizações de todos os setores. 

Essa norma foi criada para que as empresas consigam gerenciar o processo energético interno, melhorando a integração com o meio ambiente, por meio do consumo consciente de energia, e o aproveitamento dos recursos, reduzindo as emissões de gases e outros tipos de impacto ambiental.

No entanto, a ISO 50.001 não determina metas e objetivos para as organizações, isso faz parte do processo da própria empresa. A norma orienta sobre caminhos, padrões e procedimentos que podem ser utilizados para o alcance da melhoria de desempenho e para o gerenciamento energético.

A certificação, assim como outras ISOs, é concedida por órgãos credenciados, a partir de auditorias nos processos e instalações das organizações solicitantes. A auditoria avalia se a organização está cumprindo com os requisitos da norma e se há um Sistema de Gestão de Energia (SGE), aderente às diretrizes da norma, em funcionamento.

Organizações de todos os portes e nichos de atuação podem solicitar a certificação da ISO 50.001, principalmente aquelas que buscam maior eficiência energética e desejam reduzir seus custos, bem como diminuir a emissão de gases poluentes e cumprir metas de redução.

O que é necessário para obter a certificação?

A norma ISO 50.001 estabelece alguns critérios que precisam ser cumpridos pela organização para que ela obtenha a certificação, como: 

  • Desenvolver uma política para o uso eficiente da energia
  • Investir em tecnologias que ajudam a melhorar o modelo de consumo de energia
  • Ter um plano de melhoria e desenvolvimento de comunicação entre as áreas
  • Desenvolver projetos para aprimorar a gestão energética e reduzir a emissão de gases no efeito estufa
  • Monitorar e medir o consumo de energia e usar os dados na tomada de decisões
  • Acompanhar e medir os resultados das iniciativas realizadas
  • Analisar a performance do Sistema de Gestão de Energia e identificar onde é possível aumentar a eficiência
  • Atender aos requisitos legais e contratuais de Gestão de Energia
  • Investir na melhoria contínua da Gestão de Energia

Empresas que conquistam a certificação ISO 50.001 percebem impactos em toda a sua cultura. Para que as mudanças sejam conduzidas com sucesso, é preciso que todos na organização mudem seus pensamentos e rotinas. Esse processo não é fácil, pois diversas barreiras são enfrentadas e só uma mudança cultural é capaz de fazer com que todos permaneçam focados nesse objetivo.

Dessa forma, o acompanhamento da gestão é fundamental para que todo o processo seja conduzido adequadamente, garantindo que as atividades estão sendo realizadas e nenhuma área está perdendo o foco ou o direcionamento do que precisa ser realizado. 

Além disso, o acompanhamento garante que os colaboradores sejam incentivados a mudar a forma de pensar e agir para conquistar a eficiência energética desejada.

Qual é o objetivo da norma ISO 50.001?

A ISO 50.001 tem como objetivo permitir que diferentes organizações estabeleçam sistemas e processos para melhorar o desempenho e a eficiência energética, além de aprimorar os índices de consumo.

As empresas que buscam a certificação ISO 50.001 têm o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os demais impactos ambientais e custos gerados pelo consumo de energia. 

Para auxiliar as organizações, a norma especifica os requisitos necessários para a implantação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE). A partir desse direcionamento, as empresas podem desenvolver e implementar políticas energéticas para estabelecer os objetivos, metas e o planejamento necessário em cada fase do processo.

O Sistema de Gestão de Energia (SGE) é fundamental para que as organizações consigam atingir seus compromissos políticos, adotem as medidas necessárias para melhorar o desempenho energético dos processos e estejam de acordo com as diretrizes determinadas pela ISO 50.001.

Um facilitador nesse processo é que a ISO 50.001 se baseia no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua. Esse padrão também é adotado em outras certificações, como a ISO 9001 e a ISO 14001. Isso facilita a integração do gerenciamento de energia por parte da organização para melhorar a qualidade e gestão ambiental.

Assim como as demais normas do sistema de gestão ISO, a certificação ISO 50.001 não é obrigatória para as empresas, mas sim um padrão de direcionamento importante para que consigam conquistar a eficiência energética que desejam.

Como implementar a norma ISO 50.001 na sua empresa

A ISO 50.001 estabelece quais requisitos devem fazer parte da Gestão de Energia para que as organizações consigam atender a política energética. As diretrizes da norma são utilizadas para que as empresas definam seus objetivos, metas, planos de ação e ações corretivas. Dessa forma, são capazes de atender todos os requisitos que são aplicáveis ao seu tipo ou modelo de negócio.

A implantação da norma começa na contratação de uma consultoria para emitir a certificação. O papel da empresa contratada é o de orientar sobre a implantação e o uso correto do Sistema de Gestão de Energia (SGE), bem como sobre quais são as etapas que devem ser seguidas para uma operação plena de gestão.

Diversas empresas adotam a estrutura do PDCA – Ciclo “Plan, Do, Check, Act” para conduzir o processo de forma inteligente e otimizada. Os quatro passos do PDCA (Planejar, Fazer, Checar e Agir) são usados como base para a estruturação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE). Saiba como aplicar:

  • Planejar: momento em que a empresa revisa seus processos energéticos e estabelece linha de base, indicadores de desempenho energético (IDEs), objetivos, metas e planos de ação necessários para alcançar os resultados para otimizar o desempenho energético de acordo com a política energética da organização
  • Fazer: nessa etapa, a organização implementa os planos de ação da Gestão de Energia
  • Verificar: fase em que a organização monitora e mede os processos de operações que determinam o desempenho energético de acordo com a política e os objetivos específicos, além  de divulgar resultados documentados
  • Agir: nessa fase, a organização coloca as ações para melhorar continuamente o desempenho energético e o SGE em prática

As empresas que aplicam o método PDCA conseguem atuar de forma alinhada desde o planejamento até a definição das ações. Após concluir o ciclo e receber a avaliação da consultoria contratada, a certificação é emitida para a organização.

Quais os principais pontos de cuidado na implantação?

Empresas que desejam obter a certificação ISO 50.001, precisam atender aos requisitos da Gestão de Energia e envolver todos os colaboradores no processo. É preciso se certificar que em todas as fases da implementação, as diretrizes serão seguidas, por isso a participação das áreas é fundamental. 

Além disso, os fornecedores de mão de obra e tecnologia também devem seguir as diretrizes da 50.001. A adoção de um Sistema de Gestão de Energia (SGE) é um requisito fundamental. Antes de implementar o uso do sistema, as organizações devem testá-lo em um projeto piloto para avaliar os resultados e aplicar melhorias no processo. 

 



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais conteúdos