Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Qual o papel da simulação computacional para a sustentabilidade na engenharia?

Automotivo Óleo e Gás Geração de Energia Mineração e Metalurgia

A simulação computacional possibilita a criação protótipos digitais de equipamentos, simulando seu comportamento em um ambiente virtual para entender sua atuação no mundo real com a máxima precisão. É uma ferramenta importante na busca por sustentabilidade na engenharia pois permite testar diversos cenários e modelos sem a necessidade de um protótipo físico, diminuindo a necessidade materiais escassos, combustíveis, entre outros.

Além disso, para analises de sustentabilidade, é possível prever cenários e situações que podem causar impactos no ambiente, permitindo, assim, que ações sejam tomadas para evitá-los.

Também é possível identificar interferências que podem ser causadas por um equipamento em um determinado local. Nesse sentido, é possível buscar outras opções de equipamentos para substituir o primeiro definido, aprimorar sua configuração, entre outras atitudes.

Exemplos de sustentabilidade na engenharia

Na engenharia, o uso de equipamentos e diversas matérias-primas é fundamental para a execução dos projetos. O principal desafio que as empresas enfrentam é conseguir evitar que eles comprometam a qualidade do ambiente, causando impactos ambientais que podem mudar completamente o bioma, poluir áreas e prejudicar a saúde da comunidade local.

A adoção de estratégias sustentáveis é fundamental e até obrigatória, para atender as leis ambientais e impedir que danos sejam causados. A seguir, você vai conferir alguns exemplos do uso de sustentabilidade na engenharia e entender como a simulação computacional é capaz de ajudar.

Sustentabilidade e simulação no setor sucroenergético

O uso de biocombustíveis tem se tornado mais comum em diversas partes do mundo, incluindo União Europeia e América Latina. O Brasil é referência mundial no desenvolvimento de energias limpas, incluindo o uso de etanol proveniente da cana-de-açúcar como combustível. 

Para que a indústria de biocombustíveis atenda efetivamente à crescente demanda, é essencial adotar estratégias e ferramentas inovadoras que aumentem a eficiência produtiva.

A simulação computacional permite que as empresas consigam otimizar equipamentos, melhorar processos e aumentar a eficiência energética. No setor de equipamentos para processamento da cana-de-açúcar, é possível utilizar simulação para manutenção de equipamentos envelhecidos, análises de separação de bagaço, eventos de parada inesperada de compressores, aprimoramentos em caldeiras e fornos, análise de eixos de moendas, dornas de fermentação e adequação das usinas às normas estruturais vigentes, entre outros.

Para saber mais, acesse o webinar Ansys Talks: Açúcar e Álcool – Um debate sobre oportunidades e desafios da simulação no setor sucroenergético.

Simulação computacional na indústria de mineração

A indústria de mineração precisa manter um controle rígido de sua operação, pois um acidente pode contaminar rios, solo, subsolo, além de gerar riscos para a população local. Além dos danos para a saúde humana e ambiental, um acidente em uma mineradora gera multas e riscos financeiros para o negócio, pela perda de equipamentos.

Nesses casos, a simulação computacional ajuda a prever a fadiga dos equipamentos e fenômenos que podem afetar seu funcionamento. Alguns exemplos são a ressonância, a flambagem, fratura dúctil (sobrecarga), cargas dinâmicas, efeitos térmicos, desgaste, corrosão, falha de material, etc.

Os ganhos da utilização da simulação computacional não ajudam apenas a evitar acidentes, mas também geram economia para as mineradoras.

A Tumi Raise Boring, empresa da América Latina que fabrica e comercializa máquinas de perfuração com o sistema raise boring, utiliza a simulação Ansys desde 2011 em seus processos. Com os protótipos digitais, a empresa cria produtos mais confiáveis ao passo que diminui o impacto gerado no desenvolvimento dos equipamentos.

Para mais informações sobre como diminuir o impacto causado pelos processos de mineração, acesse o webinar Simulação na mineração: melhorando a performance de equipamentos e processos.

Simulação computacional em projetos de eficiência energética

Em projetos de eficiência energética, a simulação computacional é utilizada em análises térmica, elétrica, estrutural, de fluidos e sistemas de engenharia.

Além disso, a adoção de softwares embarcados permite desenvolver componentes e sistemas para todas as aplicações energéticas. Independente da tecnologia desenvolvida, as ferramentas de simulação computacional ajudam a reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento de projeto e auxiliar a lançar os produtos em menor tempo no mercado.

Os projetos podem ser apoiados pela conexão de dispositivos de IoT (Internet das Coisas), utilizados em smartphones, tecnologias vestíveis, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos industriais, drones, entre outros recursos, que facilitam o monitoramento e a criação de cenários.

Acesse o webinar Eficiência energética industrial através da simulação e veja como analisar o desempenho de equipamentos em uma variedade de cenários.

Projetos de veículos elétricos amparados pela simulação computacional

O mercado de veículos elétricos no Brasil ainda é pequeno, mas segundo o primeiro Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, a projeção é de que o país pode chegar a 15% de carros híbridos e 20% de veículos elétricos + híbridos plug-in até 2030.

Para que a indústria consiga emplacar a venda desses veículos e desenvolver esse mercado, a simulação é fundamental. Os softwares de simulação permitem que as montadoras projetem e produzam com eficiência, em menor tempo, com redução de custos e maior precisão.

Com as soluções de simulação computacional, é possível alcançar precisão e agilidade em etapas de design conceitual. Tudo isso aumentando a eficiência global do sistema e a redução dos custos do projeto.

Além disso, na simulação computacional, a adoção de softwares de controle, como gerenciamento de bateria e frenagem regenerativa permitem que as empresas criem e se adaptem com celeridade.

Conheça os desafios e tendências para eletrificação, mobilidade, seus sistemas e equipamentos no webinar Simulação computacional no ecossistema de mobilidade elétrica.

Simulação computacional na indústria de óleo e gás

A indústria de óleo e gás demanda desenvolvimentos tecnológicos para garantir a eficiência e continuidade de produção. Por meio da tecnologia, é possível entender e predizer o comportamento do escoamento de fluidos nos mais diversos sistemas, processos e equipamentos, por exemplo.

Uma ferramenta de simulação ajuda no monitoramento e na detecção de vazamentos em dutos de transporte de petróleo e seus derivados. Além de atuar em diferentes áreas da engenharia de petróleo, como em reservatórios, poços e escoamento.

Acesse o ebook Soluções de simulação: conheça a nova era da indústria de óleo e gás e conheça aplicações e estudos de caso de projetos orientados pela simulação em grandes empresas.

Implemente simulação nos seus projetos de engenharia e alcance processos mais sustentáveis

A ESSS tem mais de 25 anos de experiência em soluções de simulação computacional para diversas indústrias. Com uma equipe técnica formada por engenheiros especialistas, estamos prontos para te auxiliar em todas as etapas de desenvolvimento dos seus projetos. Converse com um de nossos especialistas.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos