Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

IA para engenharia e simulação: conheça o Ansys SimAI

Tecnologia de Simulação Notícias

Nova adição ao portfólio Ansys irá permitir mais testes virtuais e design criativo por meio de uma IA ultrarrápida

A Ansys apresentou neste início de 2024 sua mais recente tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA), o Ansys SimAI, uma aplicação de software como serviço (SaaS) que combina a precisão preditiva da simulação Ansys com a velocidade da IA generativa, capaz de lidar com uma variedade de problemas de simulação, independentemente da área específica da física envolvida. A nova solução funciona como um ecossistema aberto, fazendo previsões em minutos e democratizando a simulação por meio de interfaces e processos intuitivos.

A demanda por soluções de engenharia que melhorem a produtividade sem sacrificar a precisão cresceu significativamente, impulsionada por produtos mais sofisticados e que exigem um tempo para atingir o mercado cada vez mais curto. Em resumo, as empresas de hoje não podem se dar ao luxo de esperar. Ao incorporar a IA generativa avançada no processo de projeto junto com a simulação, engenheiros e indústrias serão capazes de redefinir e extrair mais valor dos processos existentes. Operando em velocidades extremas, a nova solução de IA para engenharia da Ansys acelera a pesquisa e o desenvolvimento, encurta os ciclos de criação de produtos e favorece a criatividade humana ao possibilitar amplas oportunidades de exploração de projeto, atendendo às necessidades de mercados tão dinâmicos.

Uma IA para engenharia com resultados em minutos

O Ansys SimAI permitirá que os usuários treinem primeiro um modelo de IA usando resultados de simulação e, em seguida, criem designs análogos de forma preditivamente precisa. Ao contrário de métodos nos quais os usuários tinham que descrever suas geometrias usando um conjunto de parâmetros geométricos, o Ansys SimAI usará a própria forma geométrica como entrada, para facilitar uma exploração expansiva de design. Isso possibilita o aproveitamento de resultados de simulação existentes para treinamento, mesmo que a estrutura das formas seja inconsistente.

“Ao usar o Ansys SimAI, seremos capazes de testar um projeto em minutos e analisar rapidamente os resultados, redefinindo, em última instância, nosso fluxo de trabalho de engenharia digital e remodelando nossa percepção do que é possível”, afirmou William Becamel, Especialista em Modelagem Numérica e Simulação do Grupo Renault. “Ao aprimorar a velocidade da simulação, podemos explorar mais possibilidades técnicas durante a fase inicial de nossos projetos e reduzir o tempo para atingir o mercado.”

A aplicação é capaz de melhorar de 10 a 100 vezes a previsão do desempenho do modelo em todas as fases do design para projetos que demandam muito processamento computacional. Os engenheiros podem treinar a IA usando dados previamente gerados pela Ansys ou por outras fontes. O treinamento e as previsões são hospedados em uma infraestrutura na nuvem de última geração, garantindo que os dados do usuário sejam seguros e mantidos em privacidade.

interface do Ansys SimAI

A interface do Ansys SimAI é amigável e permite uma rápida previsão de desempenho.

“Nossos clientes em diversas indústrias estão se tornando mais dependentes da IA generativa para aprimorar seus processos de design”, disse Shane Emswiler, Vice-presidente Sênior de Produtos da Ansys. “A crescente demanda por soluções nativas de nuvem sinaliza um impulso na mudança de fluxos de trabalho isolados para uma abordagem mais aberta e colaborativa para a simulação. O Ansys SimAI, em combinação com outras soluções da Ansys, abre um mundo de possibilidades, ajudando as organizações a desenvolver processos abrangentes de ponta a ponta para diversas aplicações, com benefícios inerentes de economia de tempo e custo.”

O Ansys IA, incluindo os produtos Ansys AI+ e AnsysGPT, será disponibilizado no primeiro trimestre de 2024 para os clientes da ESSS.

Quer saber como a ESSS pode ajudar você a resolver seus desafios de engenharia através do poder preditivo das ferramentas Ansys? Entre em contato agora com nossos especialistas.

Sobre a ESSS

A ESSS ganhou reputação internacional ao oferecer soluções de simulação para mais de 500 empresas de setores como petróleo e gás, aeroespacial, mineração, automotivo e energia, acompanhadas de suporte de excelência e serviços que auxiliam engenheiros a tomarem as melhores decisões para um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Elite Channel Partner e representante oficial das ferramentas Ansys para a América Latina, Portugal, Espanha e Itália.

Sobre a Ansys

Por mais de 50 anos, os softwares Ansys têm ajudado diversas diversas indústrias a ultrapassar os limites da inovação , utilizando o poder preditivo da simulação de engenharia. Desde o transporte sustentável até semicondutores avançados, sistemas de satélite e dispositivos médicos que salvam vidas, os próximos grandes avanços na evolução humana serão impulsionados pela Ansys.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos