Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Tendências em engenharia digital para 2024

Indústria

A engenharia digital vem se transformando nos últimos anos. Cada vez mais é possível ver a integração de tecnologias digitais e computacionais no setor. Tratam-se de soluções relevantes para a indústria, capazes de lidar com atualizações e serem sustentáveis ao longo prazo.
Essas tecnologias tornaram-se indispensáveis para a eficiência e o progresso nas atividades industriais, abrindo portas para oportunidades inovadoras. Hoje, a engenharia digital possibilita automação de processos, agilidade no tempo de produção e redução de erros.

Entre as tendências do setor, a simulação computacional atua como uma frente de amadurecimento da indústria 4.0 com a perspectiva de revolucionar projetos. Para visualizar a aplicação da simulação, assista ao webinar e veja a solução em tempo real.

Em conjunto com outras tecnologias como a internet das coisas e a realidade aumentada, a simulação computacional figura como uma tendência que possibilita maior eficiência operacional, criação de novos modelos de negócio e uma experiência cada vez mais positiva aos consumidores.

A transformação da engenharia e o papel da tecnologia na indústria 4.0

A transformação digital e o uso de tecnologia de ponta estão redefinindo os processos industriais, impulsionando a eficiência, a inovação e a competitividade global na era da indústria 4.0.

O relatório da Gartner prevê que os gastos corporativos em TI aumentem em US$ 4,7 trilhões em 2023, um crescimento de 5,5% frente aos resultados de 2022. Entre as tecnologias de investimento estão sistemas de data center, dispositivos e programas de automação.

As previsões e estudos mostram que o investimento em tecnologia na engenharia digital está crescendo de forma constante. Adoção de tecnologias avançadas, como simulação computacional, digital twins e IA, está se tornando uma prioridade para as indústrias em todo o mundo.

A pesquisa Industry 4.0 – Global Market Trajectory & Analystics da Global Industry Analysts (GIA) prevê que até 2026 o investimento na indústria 4.0 chega a marca de US$ 219,8 bilhões, caso permaneça com o CAGR a 16.5%.  

Entre as vantagens da engenharia digital pode-se destacar a eficiência operacional aprimorada, a tomada de decisões baseada em dados, a viabilização da manutenção preditiva, além da otimização de processos e redução de desperdícios. 

Tecnologias que devem impulsionar a engenharia digital nos próximos anos 

O cenário da engenharia digital nos próximos anos será marcado pelo avanço de novas tecnologias e pela adoção da cultura data-driven. Essas inovações estão transformando a forma como as indústrias operam, melhorando a eficiência, a tomada de decisões e a manutenção preditiva. A seguir, conheça as principais tendências.

 IIoT

A IIoT representa a interconexão de dispositivos industriais através da internet, possibilitando a coleta e o compartilhamento de dados em tempo real. Isso resulta em uma gestão mais eficiente, monitoramento remoto e tomada de decisões baseada em dados.

Na indústria automotiva, por exemplo, sensores conectados em máquinas de produção podem fornecer dados em tempo real sobre a eficiência operacional, permitindo a identificação rápida de problemas e a otimização dos processos.

Saiba mais: Internet industrial das coisas (IIoT) no desenvolvimento de equipamentos industriais

Realidade aumentada

A realidade aumentada combina elementos virtuais com o ambiente real, proporcionando uma experiência visual enriquecida. Nas indústrias, ela é utilizada para fornecer informações em tempo real, treinamento remoto e manutenção assistida por AR.

No caso da indústria aeroespacial, técnicos podem utilizar óculos de realidade aumentada para visualizar informações cruciais sobre a manutenção de aeronaves, agilizando o processo e reduzindo erros.

Inteligência artificial

A IA envolve o desenvolvimento de algoritmos que permitem a máquinas realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Dessa maneira, a IA é aplicada em análises preditivas, automação e otimização de processos.

Quando pensamos na indústria de óleo e gás, por exemplo, algoritmos de IA podem analisar dados sísmicos para prever a localização de reservatórios de petróleo, orientando estratégias de perfuração mais eficientes.

Digital twins

Por fim, outra forte tendência na engenharia digital são os digital twins. Trata-se de representações virtuais em tempo real de um objeto físico, processo ou sistema. Essa tecnologia permite monitoramento contínuo, análise de desempenho e simulação para otimização.

Para citar uma referência, na mineração, um digital twin de uma operação de extração pode simular diferentes cenários para otimizar a produção, prever falhas em equipamentos e melhorar a eficiência operacional.

Benefícios da simulação e digital twins:

  • Desenvolvimento mais rápido e eficiente de novos equipamentos
  • Otimização de processos para melhorar a eficiência e reduzir custos
  • Manutenção preditiva, evitando paradas não programadas e prolongando a vida útil dos equipamentos

Na adoção dessas tecnologias, a parceria estratégica com empresas líderes como ESSS e Ansys é a melhor decisão. Ambas são referências no fornecimento de soluções avançadas de simulação e desempenham um papel crucial no sucesso da implementação de digital twins. Quer saber como as soluções de simulação computacional podem ajudar sua empresa a reduzir em até 50% os custos de produção e desenvolver projetos mais eficientes em 2024? Converse com um de nossos especialistas.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos