Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Reduzindo o time-to-market e os custos de desenvolvimento: O poder dos protótipos virtuais e simulações para startups de tecnologia

Startup

No mundo competitivo dos negócios, as startups enfrentam inúmeros desafios, incluindo a pressão para colocar os seus produtos no mercado de forma rápida e eficiente. Alguns dos maiores desafios são:

  1. Recursos limitados: dinheiro, tempo e capacidade de teste, especialmente quando se trata de desenvolvimentos inovadores com elevada incerteza tecnológica.
  2. Concorrência acirrada: em um mundo altamente globalizado, os competidores são globais.
  3. A necessidade de sobreviver: mais abaixo no texto abordaremos o termo “o vale da morte”, que faz com que 90% das startups não sobrevivam após o 2º ano. –
  4. Expectativa dos investidores de retorno rápido.
  5. Mudanças constantes nos mercados: exige agilidade e capacidade de pivotamento em termos de necessidades, interesses e regras do jogo.

Para ter sucesso neste cenário, as startups precisam validar rapidamente as suas ideias e produtos, aprender com o feedback dos clientes e minimizar os riscos associados ao lançamento de novos produtos.

Uma estratégia eficaz para superar estes desafios é a incorporação de ferramentas que possibilitem desenvolver produtos de forma mais rápida, precisa e eficiente. Por isso, simulações e protótipos digitais são essenciais para as startups reduzirem seu time-to-market.

Essas ferramentas oferecem uma série de vantagens que podem fazer a diferença no sucesso de uma startup, principalmente em um ambiente onde tempo e recursos são valiosos.

Confira 5 principais motivos para começar a usar simulação na sua startup:

 

  1. Redução de custos e tempos de desenvolvimento

A criação de protótipos físicos tradicionais pode ser proibitivamente cara e lenta para startups, especialmente considerando que será necessário construir um número significativo de protótipos para testar uma série de parâmetros e variáveis. 

No modelo tradicional, o número necessário de protótipos físicos pode crescer para dezenas ou centenas. Porém, com simulação e prototipagem digital, é possível testar e refinar conceitos de produtos por meio de modelos virtuais altamente acurados, sem incorrer em custos significativos. Isso permite que as startups acelerem o processo de desenvolvimento e cheguem ao mercado com mais rapidez e eficiência.

  1. Identificação antecipada de problemas

A capacidade de identificar problemas de design ou desempenho numa fase inicial é crucial para o sucesso de qualquer produto. Simulações digitais e seu desempenho no mundo real permitirão que as startups identifiquem esses problemas potenciais antes da produção em massa, evitando correções dispendiosas.

Estima-se que seja 1000x mais barato resolver um problema na fase de projeto conceitual do que na produção em escala. A agilidade na tomada de decisões, baseada em informações confiáveis ​​obtidas em simulações de desempenho de produtos, é uma vantagem significativa para startups em um mercado em constante mudança.

  1. Comunicação eficaz com investidores e potenciais clientes

O financiamento e a validação de produtos são essenciais para o crescimento de uma startup. A capacidade de apresentar protótipos digitais interativos a investidores e potenciais clientes pode fazer a diferença na garantia de recursos (para continuar o desenvolvimento) e nas vendas antecipadas.

Essas representações visuais e funcionais permitem que as partes interessadas entendam melhor o produto antes de ele ser construído fisicamente, gerando confiança na startup.

  1. Flexibilidade para se adaptar às mudanças do mercado

Em um mercado em constante evolução, as startups devem estar preparadas para se adaptarem rapidamente. Simulações e protótipos digitais fornecem a compreensão do produto (e de seu desempenho) necessária para eventualmente fazer alterações no design ou na funcionalidade de forma rápida e eficiente.

Isso permite que as startups permaneçam alinhadas com as mudanças nas demandas do mercado e concorram com sucesso.

  1. Minimização de riscos e erros dispendiosos

Erros caros podem ser devastadores para uma startup. Trabalhar com simulações e protótipos digitais minimiza estes riscos, pois permite testes extensivos de desempenho do produto em diferentes cenários e condições, antes da produção em massa. 

Isso reduz a probabilidade de lançamento de um produto defeituoso no mercado, permitirá um design mais robusto e protegerá os valiosos recursos da startup, evitando indenizações e pagamentos de garantia.

A incorporação da simulação e da prototipagem digital no desenvolvimento de produtos é essencial para o sucesso das startups em um mercado competitivo como o tecnológico. 

Começar a trabalhar com simulações e protótipos digitais não só irá acelerar o seu caminho para o mercado, mas também lhes permitirá aprender mais rapidamente, minimizar riscos e atrair investidores e clientes de forma mais eficaz. Inovação e agilidade são as chaves para o sucesso de startups, e simulações e protótipos digitais podem ser aliados essenciais nessa jornada.

Não espere mais para aproveitar essas ferramentas valiosas e dar um impulso ao sucesso de suas startups.

ansys software para startups

Conheça o programa de startups ESSS/Ansys

Atualmente, existe um grupo de mais de 20 startups tecnológicas latino-americanas que já trabalham com estas tecnologias e se beneficiam do programa de startups que a ESSS e a Ansys desenvolveram.

O programa possibilita o acesso às ferramentas de simulação mais avançadas do mundo, assim como à formação e ao apoio técnico de primeira linha para que os clientes possam se  beneficiar ao máximo da tecnologia

Se você planeja abrir uma startup e quer trabalhar com protótipos digitais desde o início ou se já está trabalhando para levar seu desenvolvimento ao mercado e identificou os desafios que levantamos acima, entre em contato conosco para conhecer melhor o programa e seus benefícios. 

Além disso, se você faz parte de uma incubadora que apoia empreendimentos tecnológicos e gostaria ter acesso a estas soluções, converse conosco para conhecer os benefícios exclusivos para as incubadoras. 

Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de jovens empresas que desenvolvam tecnologias e desta forma promovam a reindustrialização de nossos países e a valorização de nossas matérias-primas. Esperamos você para trabalharmos juntos com esse objetivo.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos