Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Como desenvolver sua startup com ferramentas de simulação computacional

Tecnologia de Simulação Startup

Empreendedores frequentemente enfrentam uma série de obstáculos enquanto buscam transformar suas inovadoras ideias em produtos tangíveis e bem-sucedidos e é por isso que as tecnologias para startups são cruciais. 

Alguns dos desafios mais comuns incluem a falta de recursos para a produção de protótipos físicos, prazos apertados que intensificam a pressão do tempo de desenvolvimento e a necessidade constante de inovação rápida frente à concorrência. 

Mas, e se existisse uma maneira de contornar parte dessas barreiras e acelerar o processo de desenvolvimento, enquanto se reduz custos? A boa notícia é que as tecnologias para startups, particularmente a simulação computacional, surgem como aliadas importantes para potencializar o negócio.

Justamente para ajudar nessa aceleração, a Ansys e a ESSS oferecem pacotes de softwares exclusivos para possibilitar que startups transformem a criação dos seus produtos. São mais de sete pacotes de ferramentas que você pode conhecer acessando Startup Program.

Tecnologias para startups: como novas ferramentas ajudam a escalar seu negócio

Quando pensamos sobre tecnologias para startups há diversas opções interessantes como a Inteligência Artificial que pode ajudar na automatização de processos como o atendimento que acontece por chatbots e assistentes virtuais.

Em complemento, temos o uso de machine learning que otimiza processos através da aprendizagem automática e possibilita um melhoramento contínuo no desempenho. Isso pode ajudar a tornar a experiência dos consumidores mais personalizada.

Outra tecnologia muito aplicada atualmente é o Big Data que oferece insights valiosos através da coleta e cruzamento de dados. Assim, é possível recrutar talentos, analisar o mercado e estudar as melhores oportunidades para um lançamento bem-sucedido.

A simulação computacional é também uma tecnologia que possibilita mais competitividade e inovação nas startups. Com programas específicos para esse modelo de negócio, é possível utilizar simulação de ponta, mesmo em empresas com modelos enxutos. A seguir, veja mais sobre simulação e alguns exemplos de como ela é utilizada:

Simulação computacional para startups

A simulação computacional é a reprodução do comportamento de um produto, sistema ou processo em um ambiente virtual. Ela permite que startups testem seus desenvolvimentos  em diferentes cenários e condições, sem a necessidade de investir em protótipos físicos ou experimentos caros.

Isso não apenas acelera o processo de desenvolvimento, como garante que os produtos sejam lançados com maior precisão e confiabilidade. Além disso, ao identificar e corrigir problemas na fase inicial, a simulação ajuda a reduzir custos, evitando retrabalhos.

Com agilidade, segurança e uma abordagem orientada a custos, a simulação computacional está se tornando uma ferramenta essencial para startups que buscam escalar e conquistar seu espaço no mercado.

Modelagem 3D e simulação 

A modelagem 3D é uma representação virtual que permite que startups criem modelos tridimensionais de seus produtos ou conceitos, facilitando a visualização. 

Posteriormente, poderão ser feitas análises de engenharia dos mais diversos tipos, como estrutural, mecânica, fluidodinâmica, de transferência de calor e eletromagnética. Isto permite aprimorar os processos de design e a prototipagem. Ao invés de construir um protótipo físico caro e demorado, as startups podem criar e ajustar um modelo 3D em um ambiente virtual que esteja submetido às condições reais em que terá que performar, economizando tempo e recursos.

Digital Twins 

Digital Twins, ou “Gêmeos Digitais”, são cópias digitais de objetos, processos ou sistemas físicos. Combinando a modelagem 3D com dados em tempo real e IA, os Digital Twins permitem monitorar, simular e otimizar produtos e processos em um ambiente virtual. 

Por exemplo, uma startup que desenvolve dispositivos IoT pode usar um Digital Twin para monitorar o desempenho do dispositivo em diferentes cenários e em tempo real, sem ter que testá-lo fisicamente.

Como startups de diferentes segmentos usam simulação na prática

A Carbon Freight, por exemplo, utiliza a simulação computacional aplicada à redução do peso da carga transportada por aviões. Com isso, pode entender e gerenciar os diversos estresses físicos do design de paletes de carga. Uma tecnologia que gerou economia de tempo e milhares de dólares em testes. 

A CPMH, uma startup referência em próteses e implantes com simulação, investiu nos softwares para reduzir o tempo e custos durante o processo de desenvolvimento. Aplicou a solução para lidar com desafios como a simulação mecânica, distribuição de tensões e o impacto do comportamento no design do produto. 

Outro exemplo interessante é o da Neograft que utiliza a simulação computacional para um produto que visa as taxas de sucesso de um procedimento chamado revascularização do miocárdio (CRM).

Como a Ansys e a ESSS apoiam o desenvolvimento de startups 

Como citado anteriormente, a Ansys e a ESSS possuem diversos pacotes de softwares exclusivos para startups que podem ajudar a acelerar o desenvolvimento dos produtos, além de oferecer outros benefícios como a redução de custos.

O pacote Structural and fluids bundle contribui para a resolução de problemas de análise estrutural e de escoamento de fluidos, assim como a combinação destes fenômenos físicos (interação fluido-estrutura).

Para quem precisa da aplicação em situações como intensidade de sinal, antenas, IOT, interferência, máquinas elétricas, sistemas, entre outros, o pacote ideal é o Electromagnetics bundle.

Além disso, o pacote optics and photonics, com soluções para simular interações da luz em projetos de componentes e sistemas fotônicos. Permite simular o comportamento e a propagação da luz através de produtos ópticos do nível nano ao macro, permitindo modelagem e co-simulação integradas para projetos precisos. Conheça todos os pacotes e entre em contato.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos