Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Como a digitalização de processos está transformando a indústria de óleo e gás?

Indústria Óleo e Gás

A indústria de óleo e gás está enfrentando uma era de mudanças significativas impulsionadas pela transformação digital. Tecnologias como inteligência artificial, big data, machine learning e simulação computacional são exemplos de soluções aplicadas no setor.

Neste contexto, a revolução digital contribui para acelerar a jornada rumo à eficiência, segurança e sustentabilidade, explorando as possibilidades oferecidas pela digitalização de processos.

Fora isso, a crescente preocupação com o equilíbrio energético global aumenta a responsabilidade da indústria de óleo e gás em otimizar o desempenho da produção ao mesmo tempo em que implementa novas tecnologias. 

Ao usar a simulação computacional, por exemplo, é possível melhorar equipamentos e otimizar o uso de matérias-primas. Assista ao webinar para descobrir aplicações práticas da simulação para a indústria química e veja como aprimorar os processos e reduzir custos operacionais.

O cenário da transformação digital na indústria de óleo e gás

No cenário global, da América Latina à Europa, a digitalização está moldando um novo paradigma para a extração e produção de petróleo e gás. A tecnologia de digital twins, que permite a cópia digital dos processos, por exemplo, se destaca como uma ferramenta expoente no setor.

O estudo da Ernest & Young (EY), mostra que 42% das companhias de óleo e gás investem ou pretendem investir em tecnologia com o foco em aumentar a eficiência. Entre os executivos entrevistados, 55% afirmam buscar melhoria operacional como objetivo principal. 

Os benefícios financeiros são perceptíveis, como mostra a Mordor Intelligence, que prevê um crescimento do setor que atingirá 2,38 mil milhões de dólares até ao final de 2023. Em sequência, um aumento de 4,21 mil milhões de dólares até ao final de 2028, gerando um CAGR de 12,09% durante o período (2023-2028).

Neste cenário de transformação digital, a simulação computacional, como a oferecida pelos softwares da Ansys, permite que as empresas compreendam o desempenho de produtos e processos em condições precisas e realistas. Ela pode ser usada em processos importantes de óleo e gás como perfuração de poços e garantia de escoamento. 

Por outro lado, a digitalização de dados permite um processamento em tempo real, possibilitando o acompanhamento das mudanças necessárias ao longo do tempo. O método contribui para a eficiência operacional e também fortalece a confiabilidade e sustentabilidade das operações.

Contudo, os benefícios da digitalização na indústria de óleo e gás não se limitam apenas à eficiência e à sustentabilidade. O aumento da segurança das operações pode ser adicionado à lista de vantagens. Isso porque, usando tecnologias de simulação, é possível prever falhas de equipamentos e realizar manutenções preditivas, prevenindo possíveis acidentes.

A redução de custos operacionais também é um aspecto significativo, à medida que a simulação computacional, aliada a outras tecnologias digitais, proporciona uma visão abrangente das operações, permitindo a identificação e correção proativa de falhas.

Além disso, a capacidade de prever e prevenir problemas por meio de gêmeos digitais (digital twins) e simulações contribui para uma manutenção mais eficaz e, consequentemente, maior tempo de atividade dos equipamentos, o que impacta positivamente a rentabilidade das empresas.

Baixe o e-book: Soluções de simulação: conheça a nova era da indústria de óleo e gás

Como as diferentes tecnologias aceleram a digitalização de processos na indústria 

Até aqui, podemos perceber que a digitalização de processos na indústria de óleo e gás é impulsionada por uma variedade de tecnologias inovadoras, cada uma desempenhando um papel crucial em diferentes aspectos, desde a exploração até a sustentabilidade ambiental. 

Sensores e sistemas inteligentes 

Sensores avançados e sistemas inteligentes desempenham um papel vital na coleta de dados em tempo real durante operações de perfuração, produção e transporte. Essa tecnologia fornece informações precisas sobre condições operacionais, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficiente. 

Ao incorporar análises avançadas, os sensores contribuem para a identificação proativa de potenciais problemas, reduzindo o tempo de inatividade e melhorando a confiabilidade operacional.

Inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT)

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a indústria de óleo e gás ao otimizar processos complexos, como o design de sistemas de perfuração e a previsão de falhas. Como dito anteriormente, é uma tecnologia cada vez mais presente no setor.

Algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) analisam grandes conjuntos de dados, identificando padrões e fornecendo insights valiosos para melhorar a eficiência, proporcionando uma perspectiva mais acurada do negócio.

Já a Internet of Things (IoT) conecta equipamentos e dispositivos em uma rede inteligente, possibilitando a monitorização remota e a coleta de dados em tempo real. Na indústria de óleo e gás, isso se traduz em uma cadeia de suprimentos mais eficiente, logística aprimorada e uma resposta mais rápida a eventos imprevistos. A IoT é especialmente valiosa em ambientes offshore, onde a conectividade remota é essencial para o monitoramento contínuo.

Saiba mais sobre internet das coisas e internet industrial das coisas (IIoT).

Simulação e Digital Twins

Os digital twins podem ser aplicados em diferentes cenários da indústria de óleo e gás como exploração, produção, logística, transporte, manutenção preditiva de equipamentos e controle de emissão de poluentes.

Utilizando simulações avançadas, as empresas podem criar modelos virtuais precisos de ativos físicos, como poços de petróleo. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada do desempenho em tempo real, identificando oportunidades de otimização. 

Já na gestão de logística e transporte, digitais twins permitem a simulação de cenários operacionais complexos, otimizando rotas, reduzindo custos e melhorando a eficiência da cadeia de suprimentos.

Além disso, a simulação computacional é aplicada na manutenção preditiva, onde Digital Twins permitem prever falhas em equipamentos, agindo proativamente para evitar paradas não planejadas e aumentar a vida útil dos ativos.Saiba mais sobre a simulação para problemas críticos em energia, óleo e gás com as soluções da ESSS. Fale com um especialista e descubra como transformar seus processos de forma produtiva, limpa e segura.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos