Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Como utilizar a simulação computacional no desenvolvimento de eletrodomésticos?

Tecnologia de Simulação

O desenvolvimento de eletrodomésticos precisa estar alinhado com as regulamentações técnicas, requisitos de experiência do consumidor, além de padrões ambientais rígidos. Para evitar testes demorados e caros, a simulação computacional pode ser a resposta. 

A utilização da simulação computacional no desenvolvimento de eletrodomésticos envolve várias etapas e ferramentas específicas para cada tipo de análise. Diversos aparelhos industriais contam com reações de combustão e fazer testes de segurança, por exemplo, pode ser um desafio devido aos altos investimentos e metodologias empíricas. 

Com a simulação computacional, o processo fica mais acessível, ágil e econômico. Assista ao webinar simulação aplicada a equipamentos de combustão para visualizar as vantagens.

Seja para a criação de geladeiras, fogões, exaustores, lavadoras, lava-louças ou qualquer outro equipamento, o uso da tecnologia pode contribuir para otimizar os projetos e para atender os critérios de desempenho. 

Veja como a Whirlpool Brasil reduziu em 35% o tempo de desenvolvimento de fogão cooktop por meio das soluções Ansys de simulação computacional

Benefícios da simulação para o desenvolvimento de eletrodomésticos

Em primeiro lugar, o desenvolvimento de eletrodomésticos com a simulação computacional pode ter uma redução drástica no tempo de desenvolvimento de projetos conceituais. Com a solução, fica mais fácil avaliar novas ideias de produtos para lançamento no mercado.

A simulação permite otimizar o design dos eletrodomésticos para melhor eficiência energética. Além disso, é possível minimizar as falhas ao prever os cenários de operação. Assim, o desenvolvimento de eletrodomésticos ganha em otimização de tempo e redução de custo das testagens de protótipos.

Ao possibilitar a avaliação rápida de diferentes conceitos de design, a simulação acelera o ciclo de desenvolvimento de novos eletrodomésticos. A capacidade de realizar testes virtuais em estágios iniciais do projeto permite que ajustes sejam feitos rapidamente, economizando tempo.

No caso de equipamentos térmicos, a simulação auxilia no aprimoramento do gerenciamento térmico. Ou seja, é possível analisar virtualmente o fluxo de calor, identificar pontos de superaquecimento e otimizar o design para uma dissipação eficiente de calor.

No mais, a simulação facilita a avaliação da compatibilidade eletromagnética dos produtos, ajudando a identificar potenciais interferências eletromagnéticas. Isso é crucial para garantir que os eletrodomésticos operem corretamente em ambientes com outros dispositivos eletrônicos, atendendo a normas regulatórias.

Assista ao webinar: Combustão em fornos e fogões com simulação computacional

Aplicações da simulação computacional na indústria de eletrodomésticos

Para entregar produtos diferenciados e sustentáveis, a aplicação da simulação computacional é, sem dúvidas, uma alternativa valiosa. A integração da simulação em várias etapas do desenvolvimento de eletrodomésticos contribui para produtos mais eficientes, confiáveis e inovadores.

Essas aplicações tornam a simulação uma ferramenta indispensável na indústria. Existem diferentes tipos de simulação que podem ser usadas para otimizar diversas etapas no desenvolvimento de eletrodomésticos, tais como:

Melhoria de design

A simulação mecânica pode ser usada para analisar o comportamento estrutural de diferentes componentes do eletrodoméstico, como carcaças e suportes. As simulações também servem para aprimorar o designer à medida que os projetos se desenvolvem. 

As análises oferecem múltiplas soluções para priorizar aquelas que são promissoras. Nesse caso, CFD tornou-se uma das opções mais confiáveis para oferecer precisão devido às sutis diferenças entre as soluções e à incerteza experimental.

Testes de desempenho e confiabilidade   

No que diz respeito aos testes de desempenho, a simulação CFD é aplicada para analisar o fluxo de ar e a transferência de calor dentro de eletrodomésticos como geladeiras, ar-condicionado e fornos.

Já a simulação estrutural é utilizada para avaliar a resistência de componentes sujeitos a diferentes condições de carga, como portas de fornos ou partes móveis de eletrodomésticos.

Quanto à confiabilidade dos produtos em ambientes com vários dispositivos eletrônicos, é possível usufruir da simulação eletromagnética, empregada para testar a interferência eletromagnética entre diferentes componentes.

Eficiência energética dos equipamentos

A simulação térmica ajuda a otimizar o uso de energia ao analisar como os dispositivos internos geram e dissipam calor. A simulação CFD, por sua vez, pode ser empregada para melhorar a eficiência dos sistemas de resfriamento, como ventilação e troca de calor em eletrodomésticos.

Ao empregar diferentes simulações no desenvolvimento de eletrodomésticos, a indústria pode garantir que esses produtos atendam a padrões rigorosos de desempenho, confiabilidade e eficiência energética. Quer aplicar as soluções na sua indústria? Entre em contato com um especialista para conhecer as melhores opções de simulação para aplicar no desenvolvimento de eletrodomésticos.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos