Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

Novo Ansys Granta EduPack em português facilita o uso da simulação no ensino de ciência e engenharia no Brasil

Notícias Ensino & Pesquisa

A Ansys está lançando uma versão em português do mundialmente reconhecido software de ensino de ciência e seleção de materiais Ansys Granta EduPack. O projeto foi realizado em conjunto com professores do Centro Universitário FEI e o objetivo é facilitar o acesso à simulação computacional para estudantes e pesquisadores lusófonos, ajudando no desenvolvimento de projetos nos cursos de engenharia, arquitetura e desenho industrial.

Para o Dr. Júlio César Dutra, professor do departamento de engenharia de materiais da FEI, a maioria dos brasileiros e brasileiras não domina a língua inglesa no nível de proficiência. Por isso, esta é uma oportunidade para milhares de estudantes desenvolverem seus projetos em seu idioma nativo. 

O Ansys Granta EduPack possui um conjunto único de recursos para o ensino de materiais em engenharia, design, ciência e desenvolvimento sustentável e já é utilizado em mais de 1400 universidades em todo o mundo.  

O software inclui um banco de dados de materiais, ferramentas de seleção de materiais e uma variedade de recursos de suporte. Ele foi projetado para oferecer suporte a uma ampla variedade de estilos de ensino, desde as abordagens baseadas em design e ciência até o ensino baseado em problemas.

No curso de engenharia mecânica da FEI os alunos aprendem, além da seleção de materiais propriamente dita, o módulo de ciência dos materiais (mecanismos de endurecimento, diagramas de fase e elementos químicos) e a auditoria ecológica. Os estudantes têm tido a oportunidade de aumentar sua rede de conhecimento, articulando os conceitos com outras áreas do curso de engenharia mecânica.

Já para os estudantes do curso de engenharia de materiais da mesma instituição, o professor Júlio César Dutra comenta que criou “pequenos projetos que exploravam determinados conceitos (estrutura cristalina, sistemas de escorregamento, cálculo da densidade, pegada de carbono) que poderiam ser contextualizados facilmente com o uso do software. A ferramenta mostrou ser bastante simples para que esses microprojetos pudessem ser desenvolvidos com êxito”.

A ESSS fornece licenças acadêmicas para os produtos Ansys em mais de 700 escolas de engenharia em América Latina, Espanha e Portugal, contribuindo à transformação digital do ensino e da pesquisa em 9 países. A FEI é uma instituição parceira e, entre os projetos desenvolvidos, está a apresentação de uma metodologia de transmedia storytelling no contexto educacional com software de simulação Ansys. 

Para mais informações sobre o Granta EduPack em português, acesse o webinar com professores e especialistas que trabalharam na nova versão, incluindo o Prof. Dr. Júlio César Dutra. Você verá mais detalhes sobre a plataforma e sua utilização no ensino brasileiro. 



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos