Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

O papel da simulação de partículas na gestão de resíduos da indústria de energia

Simulação de partículas

A busca por alternativas energéticas sustentáveis impulsiona o crescimento da indústria de energia renovável. Nesse contexto, a eficiente gestão de resíduos gerados por essas indústrias é de suma importância e é aí que a simulação de partículas pode ajudar.

A simulação de partículas é uma técnica que utiliza modelos computacionais avançados para simular o comportamento e a interação de partículas em um determinado sistema. Trata-se de tecnologia inovadora que desempenha um papel fundamental na otimização e no aprimoramento dos processos em diferentes indústrias, entre elas a de energias renováveis. 

Ela permite realizar análises detalhadas dos fluxos de resíduos, como cinzas, gases de combustão e efluentes, proporcionando uma compreensão precisa do comportamento dessas partículas ao longo das etapas de tratamento, armazenamento e disposição.

Como usar a simulação de partículas para a gestão de resíduos

Ao aplicar a simulação de partículas na gestão de resíduos da indústria de energia, é possível visualizar e analisar o movimento, o transporte e a dispersão dessas partículas em diferentes cenários. 

Isso permite identificar pontos críticos, avaliar os impactos ambientais, otimizar os processos de tratamento e disposição dos resíduos, bem como antecipar potenciais problemas e adotar medidas preventivas.

Foi exatamente para eliminar custos e superar os limites dos cálculos empíricos, que a empresa Enerkem adotou o uso do Ansys Rocky para simulação de partículas. Assim, foi possível prever todo o espectro da física no nível de fidelidade e agilidade necessários.

Com a solução, a Enerkem conseguiu representar o processo de gaseificação com mais precisão, em escala industrial total e contabilizando o espectro físico correto. Tudo isso em um prazo realista e eficiente.

Case completo Enerkem: Redução de desperdício com o simulador de partículas Ansys Rocky

Benefícios da simulação de partículas para a indústria de energia renovável

Visto que a produção de resíduos é inerente às operações, realizar simulações é garantir eficiência operacional. A simulação de partículas desempenha um papel fundamental na indústria de energia renovável, oferecendo uma série de benefícios significativos tais como: 

Otimização de recursos 

Ao otimizar os processos de gestão de resíduos através da simulação de partículas, as empresas de energia renovável podem reduzir custos operacionais. Isso acontece porque não há necessidade de criar protótipos físicos, reduzindo os gastos nesta etapa.

Além disso, uma melhor compreensão do comportamento das partículas permite o uso mais eficiente de recursos, como água, energia e produtos químicos, resultando em economia de recursos e redução do desperdício.

Agilidade 

Comparado aos métodos tradicionais de teste e experimentação física, que exigem tempo e recursos significativos, a simulação de partículas oferece uma abordagem bem mais ágil, algo importante para a indústria de processos. 

Assim, os modelos de simulação podem ser facilmente ajustados e executados, permitindo a análise rápida de várias opções e a realização de estudos comparativos em um curto espaço de tempo.

O Ansys Rocky, por exemplo, permite a testagem de modelos em um prazo eficiente. Prova disso é o case da Enerkem, afinal, enquanto outros softwares levaram semanas e até um ano inteiro para resolução, o Rocky garantiu retorno em dias.

Aumento da eficiência

O aumento da eficiência é definitivamente um benefício impactante da simulação de partículas na indústria de energia renovável. Através da simulação, é possível identificar e otimizar os pontos fracos e gargalos nos processos de geração de energia renovável.

É possível avaliar o desempenho de diferentes configurações, parâmetros operacionais e estratégias de gestão de resíduos. Isso permite observar oportunidades de melhoria, reduzir perdas e maximizar a utilização dos recursos disponíveis.

Antecipação de problemas

Com a simulação de partículas, é possível prever potenciais problemas que podem surgir durante as operações de gestão de resíduos. 

Ao modelar o comportamento das partículas, é possível identificar áreas de concentração, pontos críticos de obstrução ou dispersão, prever possíveis danos ambientais e tomar medidas preventivas antes que ocorram problemas reais.

Inovação e desenvolvimento

Outro benefício está na possibilidade de inovação e desenvolvimento. A simulação de partículas permite a realização de experimentações virtuais, possibilitando o teste de novas tecnologias, estratégias e processos antes de sua implementação no ambiente real. 

Isso promove a inovação na indústria de energia renovável e auxilia no desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis. Portanto, se você deseja saber mais sobre a simulação de partículas e aplicá-la no seu negócio, entre em contato com a ESSS.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos