Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

COBEM – Congresso de engenharia mecânica da UFSC conta com a participação da ESSS e do professor Clovis Maliska

Ensino & Pesquisa Eventos

O 27th International Congress of Mechanical Engineering (COBEM) reuniu diversos pesquisadores, professores e profissionais da área de engenharia mecânica em Florianópolis, entre os dias 4 a 8 de dezembro de 2023. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

A ESSS esteve presente por meio de apresentações de palestras do professor Clovis Maliska, referência mundial na pesquisa e ensino na área de método dos volumes finitos e CFD, e Tiago Faria, Coordenador Técnico do Instituto ESSS. Além disso, também recebeu os participantes em um stand durante os 5 dias do evento. Desde sua criação, em 1995, a empresa tem no seu DNA a conexão com a pesquisa, ensino e os desafios reais da indústria, surgindo por meio de uma parceria entre os engenheiros Clovis Maliska Jr. e Marcus Reis no Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor (SINMEC) da UFSC. 

Prof. Maliska, autor do livro Computational Fluid Dynamics Fundamentals: The Finite Volume Method, visita o stand da ESSS.

Prof. Maliska, autor do livro Computational Fluid Dynamics Fundamentals: The Finite Volume Method, visita o stand da ESSS.

O professor Clovis Maliska foi o responsável por uma das palestras mais concorridas do COBEM, o minicurso “Fundamentals of Computational Fluid Dynamics and Applications”. Maliska é doutor pela Universidade de Waterloo no Canadá, foi professor titular do departamento de engenharia mecânica da UFSC e é autor de livros da área, como o Computational Fluid Dynamics Fundamentals: The Finite Volume Method.

Tiago Faria também foi um dos convidados do congresso, apresentando a palestra “Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) e suas Aplicações Industriais”. O Coordenador Técnico do Instituto ESSS é engenheiro aeroespacial, com mestrado em mecânica computacional pela Universidade Técnica de Munique na Alemanha, e possui vasta experiência na área de dinâmica dos fluidos computacional (CFD).

Tiago afirmou: “Participar do COBEM foi uma experiência muito enriquecedora, uma oportunidade de compartilhar conhecimento sobre simulação, contribuindo para o diálogo contínuo sobre avanços na engenharia. A excelência na qualidade dos trabalhos apresentados mostra um grande avanço na pesquisa no setor de engenharia e também o papel da simulação computacional nestes avanços. Além disso, a interação durante o minicurso lecionado pela ESSS e as discussões posteriores destacaram a importância crescente da simulação no desenvolvimento de projetos inovadores. Foi inspirador fazer parte de um evento que não apenas promoveu a troca de conhecimento, mas também incentivou a aplicação prática de conceitos avançados. Eventos como esse são fundamentais para impulsionar a engenharia rumo a novos horizontes.”

A equipe da ESSS recebeu os participantes para conversar sobre simulação computacional e compreender as demandas do setor.

Tiago Faria, Coordenador do Instituto ESSS, conversa com participantes do COBEM.

No stand 16, a equipe da ESSS recebeu os participantes para conversar sobre os avanços da simulação computacional e as inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece para resolver os desafios mais críticos da engenharia hoje. Além disso, apresentou suas diversas capacitações na área por meio do Instituto ESSS. Segundo Dylan Burigo, Coordenadora do iESSS, “a interação direta com profissionais da área permitiu compreender melhor as demandas do setor e estabelecer conexões importantes. Ver a comunidade acadêmica e profissional engajada e interessada na simulação computacional e nos treinamentos oferecidos pelo Instituto ESSS reforçou nosso compromisso em impulsionar a inovação e a excelência na engenharia por meio da educação. O COBEM foi uma oportunidade única para fortalecer laços e reforçar a importância da ESSS como um centro de referência no desenvolvimento e aplicação de ferramentas avançadas de engenharia.”

Mantenha-se atualizado sobre eventos organizados pela ESSS para explorar as inúmeras aplicações da simulação e como ela pode impulsionar o sucesso na indústria e no ambiente acadêmico.



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.


Mais Conteúdos