Blog ESSS

O maior arquivo de conteúdo sobre simulação computacional da América Latina.

ANSYS é líder em soluções de simulação para a indústria de veículos autônomos

Automotivo Otimização

Com a aquisição completa da líder de simulação óptica OPTIS em maio de 2019, a ANSYS passou a oferecer a solução mais abrangente do setor para validar a segurança e confiabilidade de veículos autônomos – acelerando o tempo de comercialização desses veículos, mitigando a necessidade de bilhões de quilômetros de testes em rodovias.

O fornecedor líder de software para simulação científica de luz, visão humana e visualização baseada em física, OPTIS é reconhecido por fornecer soluções de simulação óptica baseadas em cálculos físicos.

Com o OPTIS, as capacidades das ferramentas ANSYS abrangem agora a simulação de todos os sensores, incluindo o lidars, câmeras e radares; a simulação multifísica de componentes físicos e eletrônicos; a análise de segurança funcional de sistemas; bem como o desenvolvimento automatizado de software incorporado com certificação de segurança.

Essa funcionalidade pode ser integrada em um ambiente de simulação de loop fechado que interage com os simuladores de tempo e tráfego, permitindo que milhares de variáveis em cenários de direção sejam executados virtualmente.

O impacto financeiro na economia global

O impacto financeiro dos veículos autônomos é enorme, com analistas prevendo que esta tecnologia emergente impulsionará a economia global em mais de sete trilhões de dólares. Mas o impacto na vida humana é ainda mais significativo: os veículos autônomos têm o potencial de reduzir drasticamente os acidentes de trânsito.

Antes de conduzirem as rodovias em grande número, porém, os veículos autônomos devem primeiro ser provados como meios de transporte seguros por rigorosos testes em ambientes de condução complexos, incluindo diferentes condições de pista, estrada e clima.

Isso exigiria bilhões de quilômetros de testes físicos de estrada. A aquisição da OPTIS permite que a ANSYS forneça uma solução mais rápida, segura e econômica do que os testes físicos de veículos autônomos.

Mais de 90% dos acidentes automobilísticos são causados ​​por erro humano, e veículos autônomos têm o potencial de praticamente eliminar acidentes. Ao fornecer a tecnologia de simulação multidisciplinar e multifuncional mais precisa e abrangente do mercado, a ANSYS – junto com a tecnologia OPTIS – ajudará a fornecer veículos autônomos seguros e confiáveis ​​ao mercado em menor tempo de desenvolvimento e produção.

Segundo Jacques Delacou, presidente e CEO da OPTIS, à medida que a indústria corre para desenvolver veículos autônomos seguros, uma solução abrangente de sensores é fundamental para o desenvolvimento dos veículos autônomos. “A união com a ANSYS permite-nos fornecer o melhor radar e simulação de câmeras do mercado em um único conjunto de ferramentas. Juntos, aceleraremos significativamente o desenvolvimento dos veículos autônomos.”

Inovação para salvar vidas

A OPTIS recentemente desenvolveu uma plataforma de simulação de realidade virtual e malha fechada, que ajuda a acelerar ainda mais o desenvolvimento de veículos autônomos. Usando backbone VR – combinado com outras soluções ANSYS – os fabricantes de automóveis já podem simular o ambiente em que os veículos livres de motoristas navegam, incluindo as condições da estrada, clima e vias de mão única.

As soluções de simulação da ANSYS serão usadas para conduzir veículos autônomos virtuais em ambientes simulados realistas. Usando modelos precisos para replicar encontros de veículos da vida real, veículos autônomos podem ser dirigidos por milhões de quilômetros em um ambiente virtual em um único dia.

Fornecendo a tecnologia de simulação multidisciplinar e multifuncional mais precisa e abrangente do mercado, a ANSYS – juntamente com a tecnologia OPTIS – ajudará a fornecer veículos autônomos seguros e confiáveis ao mercado, reduzindo consideravelmente os acidentes de trânsito e ajudando a salvar mais de 600.000 vidas anualmente.

webinar-simulacao-optica



Computer Simulation Experts

A ESSS reúne conhecimento em engenharia e ciências da computação para oferecer, aos diversos ramos da indústria, as mais avançadas ferramentas e soluções em simulação numérica, auxiliando engenheiros e projetistas a tomarem melhores decisões nas diferentes etapas da vida de um produto ou processo (projeto, seleção de materiais, construção, troubleshooting, manutenção). É Apex Channel Partner e representante oficial Ansys em toda América Latina, Portugal, Espanha e Itália.