Caso de sucesso

Otimizando a Iluminação de Aeronaves da Embraer com Ansys Speos

Descubra como a Embraer acelerou testes de produtos e projetos de sistemas de iluminação, reduzindo riscos de desenvolvimento e garantindo conformidade

As aeronaves modernas exigem sistemas de iluminação avançados e de alto desempenho para atender a rigorosos padrões de segurança, regulamentação e estética. A Embraer, um dos principais players no mercado aeroespacial, buscava aprimorar a iluminação de suas aeronaves e, ao mesmo tempo, reduzir custos de prototipagem e otimizar o desenvolvimento.

Para resolver esse desafio, a Embraer procurou uma solução que permitisse antecipar problemas antes de criar mockups físicos, evitando retrabalho e atrasos. O Ansys Speos® foi a ferramenta escolhida por suas capacidades de design óptico de iluminação. Em parceria com a ESSS, a Embraer utilizou simulação para acelerar os testes de produtos, otimizar projetos e identificar potenciais problemas desde o início do processo, abrangendo desde sistemas de iluminação da cabine até tecnologias de última geração como eVTOL.

Problema

A Embraer buscava uma solução mais eficiente para projetar e validar sistemas de iluminação de aeronaves, com o objetivo de otimizar os projetos e reduzir os riscos de desenvolvimento e certificação, atendendo a requisitos rigorosos.

Solução

A Embraer adotou o Ansys Speos para simulação óptica, aprimorando o processo de design, minimizando riscos e possibilitando o diálogo com autoridades sobre o uso da simulação para certificação. A ferramenta foi aplicada à iluminação de emergência da cabine, iluminação externa e análise de aparência em diferentes modelos de aeronaves.

Benefícios

Ao utilizar validação digital, a Embraer minimizou riscos de desenvolvimento, acelerou prazos e reduziu custos de retrabalho. As simulações ópticas permitiram testes aprofundados das variações de design, garantindo alta qualidade do produto e conformidade com todos os requisitos de iluminação.

 

COMPARTILHE