COMTRAFO: a simulação como estratégia para a inovação em transformadores de potência
Veja como a COMTRAFO otimizou o design de transformadores de potência, garantindo economia de matéria-prima e maior precisão de predição

Diante das exigências técnicas do setor de energia e da entrada em novas classes de produtos, a COMTRAFO, fabricante brasileira de transformadores e reatores, observou a necessidade de inovar nas metodologias de projeto. Fenômenos físicos acoplados e condições de contorno complexas exigiam uma solução que fosse além das ferramentas analíticas tradicionais.
A resposta foi a adoção das soluções de simulação computacional, que se estabeleceram como um pilar fundamental, redefinindo o fluxo de trabalho da engenharia, desde o estudo conceitual até a otimização de projetos.
Com a utilização de ferramentas como o Ansys Maxwell® e o Ansys Fluent®, a COMTRAFO não só ampliou seu know-how nas áreas elétrica, magnética e térmica, mas também alcançou resultados tangíveis. Isso inclui a otimização das distâncias de isolação, que gerou uma significativa economia em cascata de matéria-prima, e a melhoria contínua no desempenho dos equipamentos, permitindo à empresa atender a projetos com classe de tensão até 345 kV.
Desafio
A COMTRAFO necessitava de ferramental para ampliar as considerações usadas em cálculos analíticos e assim atender novos desafios do setor de transformadores, com exigências cada vez mais rigorosas nas especificações.
Solução
A COMTRAFO implementou ferramentas de simulação Ansys, com o apoio educacional e técnico-estratégico da ESSS. As análises computacionais foram integradas em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos, desde estudos conceituais até o reprojeto, permitindo análises multifísicas complexas e a validação de inovações.
Resultados
A utilização da simulação resultou na ampliação do know-how dielétrico, magnético e térmico, e em economias significativas de matéria-prima. Um exemplo foi a redução das distâncias elétricas de isolação, que levou à diminuição de massa e melhoria de rendimento.
Apresentador:
Carlos Eduardo Ehmke Agra
CAE Applications Specialist – ESSS
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina tendo 4 anos de experiência em projetos de dispositivos eletromagnéticos de baixa e alta frequência, variando entre PCBs, antenas, linhas de transmissão, motores e transformadores. Especialista em aplicações utilizando Ansys Electronics Desktop (Maxwell, HFSS, HFSS 3D layout, Circuit).
COMPARTILHE ESTE EVENTO